FacebookPixel
Notícias
A actualidade no imobiliário
Notícias
Voltar \ Comprar para arrendar?

Comprar para arrendar?

23 jan 2019
Comprar para arrendar?
Informações na Compra
Vale a pena investir na compra de imóveis para depois arrendar, em Portugal?
Voltar

Segundo os estudos, em 2018, em 18 anos consegue ganhar o valor gasto no imóvel caso queira arrendar um imóvel a um inquilino

28-Maio-2018
 

http://redereal.com/conteudo/95787/85/vale-a-pena-comprar-para-arrendar-em-portugal-

 

 

Arrendar custa menos na altura de pensar ter casa própria mas comprar pode significar um investimento rentável com menos despesa e preocupações no futuro. Fomos descobrir se vale a pena ou não comprar para arrendar em Portugal.

 

Vamos pelo caminho histórico. Então, em 2007 estudos diziam que arrendar casa era mais barato e compensava mais do que comprar, baseando-se na comparação entre os custos de arrendamento e de compra.

Em 2010 chegou a maior facilidade de acesso ao crédito e as coisas começaram-se a complicar (2010 também foi o ano de crise) e só quem tinha poupanças e não necessitava do dinheiro no banco compensava comprar casa. Oito anos depois esta tendência mudou.

 

Hoje, em 2018, o mercado imobiliário está em alta com preços de venda em crescente, juros de crédito muito baixos e, provavelmente, a média de rendas mais caras da história portuguesa (principalmente de zonas turísticas como é o caso de Lisboa, Porto e Algarve).

 

Se está num dilema sobre comprar ou arrendar veja os nossos conselhos abaixo e tome a melhor decisão.

 

Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) não há nenhum local do país onde compense arrendar em vez de comprar. Pela primeira vez foi possível fazer uma comparação entre valores oficiais de compra e de arrendamento e chegou-se à conclusão os preços de venda estão muitas vezes inflacionados, em especial nas zonas centrais das cidades.

 

Para o próprio INE, vale a pena comprar casa caso tenha dinheiro consigo para dar uma entrada, claro. Num estudo mais aprofundado verificou-se que ao fim de 18 anos a pagar rendas, um inquilino já gastou o suficiente para pagar o valor total da casa onde está a viver. Em média, a renda pode chegar a ficar 60% mais caro do que o custo mensal a manter a própria casa.

 

Então, se falarmos em investimento, saiba que pode rentabilizar e muito o seu dinheiro. Comprar para depois arrendar pode ser uma excelente opção de investimento.


Veja Também